A Fundação Creche Helena Albuquerque Quadros, foi instituída na Vila de Angeja conforme disposição testamentária do Capitão Bernardo de Quadros, a 4 de Junho de 1937. Uma vez que o casal não tivera filhos, a vontade de D. Helena de Albuquerque (sua esposa já falecida) foi realizada, aproveitando os numerosos bens que a mesma possuía na freguesia onde era natural. Foi construído o edifício Creche em 1945, para os trabalhadores rurais terem onde deixar os seus filhos, enquanto trabalhavam. Passados alguns anos, devido às dificuldades da época, a Instituição encerrou, estando cerca de 20 anos inactiva. Foi reaberta em 1989, pelo executivo da Junta de Freguesia de Angeja, presidida pelo Sr. António Lopes das Neves e teve como presidente da Instituição o Sr. Manuel Tavares Pereira (já falecido).

Desde 1989 até á presente data, várias Direcções passaram pela instituição tentando dar o seu melhor contributo. Hoje a Fundação Creche Helena Albuquerque Quadros, é uma notável Instituição Particular de Solidariedade Social, como foi reconhecida pelo Ministério da Segurança e Solidariedade Social, com o qual foram celebrados, protocolos de cooperação.

  • Em 1989, aquando da sua reabertura, iniciou com um protocolo para 70 crianças.
  • Em 1990, iniciou a resposta Social de ATL para 40 crianças.
  • Em 2001, foi celebrado um acordo atípico (Intervenção Comunitária) - Atendimento /Acompanhamento Social a 80 famílias.
  • Em 2001 iniciou- se a Resposta Social de SAD- Serviço de Apoio Domiciliário, para 12 utentes, em 2005 foi renovado o protocolo para 30 utentes.
  • Actualmente a Instituição tem 125 crianças, dando resposta às freguesias do concelho de Albergaria-a-Velha tais como: Angeja, Frossos, S.J. Loure e Cacia.
  • Na Resposta social de SAD (Apoio Domiciliário), a Instituição disponibiliza o serviço a utentes de Angeja, Frossos, S.J.Loure , S.Marcos e da Freguesia de Cacia, concelho de Aveiro.
  • Esta Instituição potencia fins e objectivos sociais, na promoção e integração social de indivíduos e famílias.